CPF Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science: Edição Especial (2020/1)

A Comunicação Social adota inovações tecnológicas digitais conectadas desde o surgimento e popularização das redes telemáticas, que modificaram a forma como a audiência se relaciona nas suas diversas plataformas midiáticas.

Entretanto, vivemos um novo patamar do relacionamento entre ser humano e máquina computacional, no qual está sendo modelado pela introdução de sistemas computacionais dotados de arquitetura cognitiva, ou seja, capazes de interação com o ser humano de forma cognitiva.

Nesse sentido, uma das pontas visíveis, deste novo campo cientifico interdisciplinar, são os assistentes virtuais como Siri, Cortana, Alexia entre outros.

Esta edição especial da Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science (ISSN 2357-7126), revista vinculada ao grupo de pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog) da Universidade Federal do Pará (UFPA), deseja conhecer quais são os caminhos científicos que devem ser percorridos pelas pesquisas em comunicação social, em função das intensas e constantes modificações nos processos comunicacionais, estruturadas por tecnologias digitais conectadas em suas diferentes plataformas midiáticas.Para isso, está aceitando ensaios científicos teóricos e artigos com análises de projetos experimentais ou aplicados ao campo da comunicação midiática.

Pesquisadores interdisciplinares interessados em contribuir na pesquisa em comunicação em ambiente digital conectado com viés cognitivo estão convidados a apresentar problemas relacionados a partir dos seguintes tópicos:

• Os novos caminhos teóricos comunicacionais no campo da interação homem e máquina computacional com viés cognitivo;

• Análise de novos métodos para avaliar essa interação;• Mudanças na mídia digital conectada em função do surgimento de outro patamar na interação homem e máquina computacional

;• Relações interdisciplinares entre comunicação, tecnologia da informação, ciências da computação e cognição;

• Conceitos e princípios teóricos relacionados à metodologia consistente, estágio atual destas áreas (estado da arte) e/ou pesquisas empíricas;

• Tendências envolvendo mídias digitais conectadas com viés cognitivo. Os artigos podem ser escritos em Inglês ou Português e aqueles que forem selecionados serão publicados no final do segundo semestre de 2019.

A revista não realiza qualquer cobrança para submissão e publicação de trabalhos. Editor desta edição: Prof. Dr. Walter Lima (Unifesp/UFPA). Contato: walter.lima@unifesp.br ou walterlima@ufpa.br

DATAS IMPORTANTES

• Início do período de submissão de papers: 01 de abril de 2020;

• Término do período de submissão de papers: 31 de maio de 2020;

• Aviso de aceite ou recusa do paper enviado: 15 de junho de 2020;

• Publicação em junho de 2020.

PARA REGISTRO NA REVISTA http://www.revista.tecccog.net/index.php/revista_tecccog/user/register

DIRETRIZES PARA AUTORES http://www.revista.tecccog.net/index.php/revista_tecccog/information/authors

SUBMISSSÃO DO PAPER http://www.revista.tecccog.net/index.php/revista_tecccog/dashboardSOBRE

O TECCCOG O grupo de pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva possui o escopo científico que contempla a complexidade das relações entre ciência e tecnologia e os seus impactos cognitivos no ser humano e na sociedade.

A proposta é acompanhar e compreender cientificamente os caminhos trilhados pela evolução tecnológica no campo da Comunicação Social, construindo ferramentais teórico-metodológicos nas pesquisas na área, se adaptando também aos instrumentos de verificação desenvolvidos em outras áreas do conhecimento – em especial, na Ciência Cognitiva, sendo uma área de profunda investigação científica, de ação e métodos transdisciplinares, para avançar na compreensão de como as informações são absorvida s, transmitidas e processadas pelo sistema sensorial e pelo conjunto mente/cérebro do ser humano.

Mais sobre o grupo: http://www.tecccog.net

Leia última edição da Revista: http://www.revista.tecccog.net

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *