CPF Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science: Teorias e Métodos em Comunicação, Tecnologia e Ciência Cognitiva

A próxima edição da Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science (ISSN 2357-7126), vinculada ao grupo de pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog), tem como proposta reunir conexões teóricas e metodológicas entre os domínios da Comunicação, Tecnologia e Ciência Cognitiva.

Considerando que a mídia tradicional e os sistemas digitais conectados formam um novo ecossistema informativo, que estruturam novas formas de fluxo informativo, emergência de novos atores humanos e computacionais, alterando o ambiente comunicacional contemporâneo, tornam-se necessários pesquisar e compreender cientificamente essas conexões com a utilização de abordagem interdisciplinar.

O objetivo da edição é promover um diálogo rigoroso entre a Comunicação e outras áreas do conhecimento humano, fortalecendo o desenvolvimento teórico e metodológico atualmente disponível. Pesquisadores interessados nas interseções entre comunicação, tecnologia e ciência cognitiva estão convidados a participar com artigos que ajudem a fortalecer as relações conceituais entre essas importantes áreas científicas.

A chamada de trabalhos para esta edição especial pretende formalizar a demarcação conceitual e a reflexão epistemológica, metodológica e teórica sobre a interdisciplinaridade envolvendo as áreas Comunicação Social; Tecnologias Digitais Conectadas; Cognição; Interfaces Digitais; Sistemas Inteligentes; Filosofia da Tecnologia; Filosofia da Mente; Neurociência Cognitiva; Processos Cognitivos; Sistemas Complexos e Interdisciplinaridade.

Os artigos selecionados serão publicados no segundo semestre de 2017.

Entre as questões que pretendem nortear os trabalhos, temos:

  • Compreender elementos de consenso, divergências e as principais lacunas do debate a respeito das Teorias da Comunicação, em especial no que tange à elaboração de conceitos pertinentes à Comunicação, tendo em vista o princípio da interdisciplinaridade.
  • Refletir sobre a concepção e a análise de elaborações teóricas de forma rigorosa, isto é, afastando-se de definições meramente funcionais que forneçam ao campo da Comunicação conexões científicas consistentes com outros campos do conhecimento humano.
  • Considerar de que forma a discussão a respeito das conexões entre os domínios acontece, ou seja, o que se entende por disciplinaridade, interdisciplinaridade e termos afins.
  • Verificar as possibilidades e limitações de soluções teóricas e metodológicas, observando também as demandas da pesquisa empírica, a partir da densidade epistemológica que circunda a relação entre Comunicação, Tecnologia e Ciência Cognitiva.

Editora: Profa. Dra. Amanda Luiza

Datas importantes

– Início do período de submissão de papers: 30 de junho de 2017
– Término do período de submissão de papers: 26 de agosto de 2017
– Aviso de aceite ou recusa do paper enviado: 26 de setembro de 2017
– Publicação prevista para novembro de 2017.

Registro na revista: http://www.revista.tecccog.net/index.php/revista_tecccog/user/register

Diretrizes para autores: http://www.revista.tecccog.net/index.php/revista_tecccog/information/authors

Submisssão do paper: http://www.revista.tecccog.net/index.php/revista_tecccog/dashboard

 

Sobre o TECCCOG

O grupo de pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva possui o escopo científico que contempla a complexidade das relações entre ciência e tecnologia e os seus impactos cognitivos no ser humano e na sociedade. A proposta é acompanhar  e compreender cientificamente os caminhos trilhados pela evolução tecnológica no campo da Comunicação Social, construindo ferramentais teórico-metodológicos nas pesquisas na área, se adaptando também aos instrumentos de verificação desenvolvidos em outras áreas do conhecimento – em especial, na Ciência Cognitiva, sendo uma área de profunda investigação científica, de ação e métodos transdisciplinares, para avançar na compreensão de como as informações são absorvidas, transmitidas e processadas pelo sistema sensorial e pelo conjunto mente/cérebro do ser humano.

Leave a Reply