Curso de Hacking Journalism no Neofluxo

O antigo Grupo de Pequisa Tecnologia, Comunicação e Cultura de Rede (Teccred), pertencente ao Programa de Pós-graduação da Cásper Líbero, dia 9 de abril de 2011, das 8 às 17 horas, o curso de Hacking Journalism no Neofluxo, na sala Petrobras, no quinto andar do Prédio da Fundação Cásper Líbero. A oficina visou capacitar tecnicamente os pesquisadores do grupo para o segundo estágio do projeto Neofluxo, apoiado pelo CNPq.

O objetivo principal do Neofluxo é identificar o comportamento do fluxo informacional nas redes sociais durante o processo eleitoral através de dados coletados nos canais oficiais (Flickr, site, Twitter, YouTube, Facebook) e menções específicas no Twitter sobre três dos candidatos à presidência. O segundo estágio do projeto será encontrar relações entre os 20 milhões de dados gravados, nas mídias sociais no período da eleição majoritária no Brasil em 2010, que revelem se foram produzidos fluxos informativos direcionados por militantes das campanhas da Dilma, Serra e Marina.

O curso foi ministrado por Walter Lima (teoria: o que é jornalismo computacional) e Maurício Maia (prática: programação e o Neofluxo). Foi mostrado como os dados do Neofluxo, disponibilizados em “formato aberto” na web, podem ser apropriados pelos pesquisadores, que podem construir visualizações em torno das informações disponíveis.

Fotos da oficina podem ser acessadas em http://www.facebook.com/media/set/fbx/?set=a.10150147579657467.288964.555407466&l=30f7d373e0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *