Disciplina Webscience: dados, comunicação e sistemas complexos

O programa de pós-graduação em comunicação da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo, oferece neste semestre a disciplina “Webscience: dados, comunicação e sistemas complexos”. Será conduzida às terças-feiras, no campus Rudge Ramos, pelo prof. Walter Lima, líder do grupo Tecccog.

“Reconheço a coragem dos alunos que fizeram inscrição em uma disciplina interdisciplinar. Agradeço a confiança. No ano passado, a disciplina deu frutos com a publicação dos papers, elaborados pelos alunos, no Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitve Science”, lembra.

Leia mais sobre a primeira edição da Revista Tecccog

Ementa:
Fundamentos da teoria e da natureza da Informação. Teoria dos Sistemas Complexos e Internet. Configuração tecnológica da Internet, Web e redes telemáticas em dispositivos móveis/portáteis. Fundamentos da WebScience e Data Scientist. Análise dos fenômenos científicos na Comunicação Social com o auxílio de ferramentas digitais e base de dados na Web. Construção de informação estruturada através do Open data, Linked data, Big Data e Web of Data. Novas formas de coleta, cruzamento e/relacionamento e análise de dados na Web voltados para Ciência Social. Obtenção de informações não-triviais. Sistemas de Visualização de Dados. Análise do comportamento humano, por intermédio de dados, na mídia social conectada, nos dispositivos móveis e nas comunidades online. Métodos de pesquisa de dados utilizando Crowdsourcing. Direitos autorais e licença Creative Commons. Vigilância, privacidade e dados pessoais. Economia da Informação Digital. Pensamento transdisciplinar e computacional. Tecnologia de redes sociais. Sistemas computacionais de Inteligência Coletiva, produção colaborativa e Social Computing.

Objetivos:
Dotar os pesquisadores de Comunicação Social de conceitos e habilidades para atuarem no universo de dados disponíveis na Web, assim, possibilitando a construção e utilização de metodologias para obtenção de informações não-triviais científicas no campo das Ciências Sociais Aplicadas.

Justificativa:
Desde o surgimento da World Wide Web, a rede possibilitou outras formas de comunicação colaborativa entre cientistas e novas formas de coletar, cruzar e/ou relacionar dados armazenados em bases. Assim, a análise dos fenômenos científicos ganhou um forte aliado: base de dados conectada. A partir de bases Open Data e Linked Data, cientistas podem formular novas metodologias e encontrar padrões não-triviais em estruturas tecnológicas via Web. Para a utilização do conjunto de dados (dataset) com fins científicos, o pesquisador deve dominar os conceitos e instrumentos tecnológicos que permitem entender os sistemas complexos que envolvem a Era do Big Data e extrair valor dos dados distribuídos na rede, produzindo novos conhecimentos científicos a partir de dados coletados, cruzados e/ou relacionados armazenados em base de dados digitais.

Blog da disciplina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *