A rápida e expressa adoção das mais variadas tecnologias digitais de comunicação por parte das sociedades contemporâneas alterou, em grande medida, a dinâmica dessas sociedades, bem como o rumo das áreas do conhecimento que se debruçam sobre elas, propondo novas questões para responder a situações e hábitos inteiramente insólitos.
Particularmente, a Comunicação, enquanto campo do conhecimento pertencente à área das Ciências Sociais, vem dispendendo contínuos esforços no sentido de estabelecer e compreender, sob uma perspectiva inter e transdisciplinar, a complexidade das relações entre ciência e tecnologia.
Mas, mais do que isso, o grupo de pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog) acredita que, para acompanhar efetivamente os caminhos trilhados pela evolução tecnológica, é necessário que os ferramentais teórico-metodológicos das pesquisas em Comunicação também se adaptem aos instrumentos de verificação desenvolvidos em outras áreas do conhecimento – em especial, na Ciência Cognitiva.
Por isso, liderados pelo Prof. Dr. Walter Lima, os pesquisadores do Tecccog dedicam-se a pesquisas que tratam dos dispositivos tecnológicos de comunicação tendo em vista a introdução das tecnologias digitais de informação e as descobertas da neurociência no que tange ao processamento, transmissão e transdução de informações.
Nesse sentido, o e-book Comunicação, Tecnologia e Ciência Cognitiva, a ser realizado pelo Tecccog e organizado por Murilo Machado, abre chamada para artigos que, ante a complexidade dos temas e objetos de pesquisa dos estudos de Comunicação, explorem e relacionem essas três áreas do conhecimento, ensejando o entendimento e a ampliação das possibilidades de conexão entre elas.
Afinal, à medida que avança sem precedentes a apropriação tecnológica por parte das sociedades, tal ato inevitavelmente modifica o comportamento destas quanto ao consumo de informações. Logo, compreender as diversas formas por meio das quais as tecnologias da informação são cognitivamente apropriadas pelos indivíduos, bem como o modo como estes interagem com novas maneiras de consumir informações, por meio de seus impulsos sensoriais, certamente está e estará entre um dos maiores desafios dos pesquisadores dessas áreas.
Portanto, este livro, seminal por natureza, pretende contribuir para esta auspiciosa gama de estudos que vem ganhando viço e número nos últimos anos como um campo de investigação, ação e metodologias transdisciplinares.
Os membros do grupo deverão encaminhar, até o dia 30 de junho, papers que contemplem uma visão integrada dessas áreas do conhecimento sob uma ou várias das perspectivas abaixo assinaladas:
- Tecnologias digitais, cibernética e ciência cognitiva;
- Comunicação social e neurociência; social neuroscience;
- Comunicação, cognição e estudos de software;
- Processos cognitivos e tecnologias de comunicação social;
- Tecnologias digitais e interatividade;
- Comunicação Social e representação da realidade;
- Sistemas computacionais de recomendação e reputação;
- Estudos de recepção;
- Estudos sociais da ciência e tecnologia;
- Filosofia da Tecnologia;
- Tecnologias sociais/cognitivas;
- Sistemas complexos;
- Outras apropriações.