Nós só podemos ver um pouco do futuro, mas o suficiente para perceber que há o que fazer. - Alan Turing
. .

Sobre o projeto

Lupa NH: formação de inteligência social hiperlocal

O Lupa NH é um projeto experimental que visa à elaboração de arcabouço teórico interdisciplinar e, por intermédio de tecnologias digitais conectadas, à criação e utilização de aplicativo para telefones celulares (App), estabelecendo a configuração de um ambiente comunicacional (conversação) e de deliberação para a formação de inteligência social hiperlocal.

O objetivo principal é a formação de uma esfera pública interconectada, composta pela “coesão coletiva” e pelo processo comunitário de deliberação. A instituição de um ambiente participativo por meio das tecnologias de comunicação conectadas fornece “poder” à comunidade, influenciando a tomada de decisões locais de forma colaborativa, o envolvimento cívico, a coprodução e o compartilhamento de informação com o fim de resolver os graves problemas sociais da região. Para isso, foi escolhido o espaço geográfico delimitado da comunidade de Novo Horizonte (Macapá/AP), contando com o envolvimento de professores e alunos da Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos.

Dividido em etapas, o projeto busca tanto a colaboração na inserção de dados hiperlocais quanto a produção de conteúdo jornalístico com viés cívico/cidadão por estudantes, moradores e frequentadores da região. Esses indivíduos abastecem bases de dados locais através de aplicativo customizado para dispositivos móveis, possibilitando a criação de banco de dados com informações sobre infraestrutura nas seguintes áreas: água potável; coleta e tratamento de esgoto; iluminação pública; calçadas; asfalto; limpeza urbana.

O projeto já consolidou a fase do arcabouço conceitual, desenvolveu o Aplicativo LUPA NH, versão 1.0, realizou aplicação piloto com os alunos e professores da escola estadual na inserção de dados geolocalizados sobre a infraestrutura do bairro e produziu oficinas para os alunos (Fundamentos do Jornalismo; Redação Jornalística; Fotojornalismo; Radiojornalismo; Telejornalismo; Convergência Midiática) para que possam construir os seus próprios conteúdos tendo como base os dados coletados. O projeto encontra-se agora na fase de evolução tecnológica do Aplicativo LUPA NH, visando incorporar outras funcionalidades futuras, como as de inteligência computacional.

 

Você pode acessar as redes sociais do Lupa NH abaixo:

Twitter

Facebook

Histórico

21/10/2016

Primeira visita ao bairro Novo Horizonte, em Macapá/AP

O bairro de Novo Horizonte foi escolhido por ser a segunda maior comunidade em população de Macapá. De acordo com estimativas da época, o número de habitantes estava em torno de 45 mil. Novo Horizonte possui uma história de comunicação comunitária: o bairro possuía uma rádio comunitária e já teve um jornal impresso feito pela comunidade. Clique nas fotos abaixo para vê-las por inteiro.

04/03/2017

Hackaton

Para o desenvolvimento do aplicativo, foi realizado um hackaton. O convite para o hackaton foi divulgado no blog do projeto e no site da Universidade Federal do Amapá. Clique nas fotos para vê-las por inteiro.

30/05/2018

Realização do workshop

Para a aplicação do projeto, os alunos e professores da Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos foram orientados sobre a utilização do aplicativo e sua importância. Esta escola foi escolhida por ser localizada no bairro Novo Horizonte e contar, na época, com aproximadamente 45 mil estudantes. Clique nas fotos para vê-las por inteiro.

09/11/2018

Reunião de preparação para coleta de dados

Foi realizada uma reunião com os professores da E. E. Raimunda dos Passos Santos para discutir acerca da preparação da ação piloto, que aconteceria alguns dias depois. Clique nas fotos para vê-las por inteiro.

14/11/2018

Aplicação da ação piloto

Nesse dia, ocorreu a aplicação da ação piloto para coleta de dados para o aplicativo. A ação contou com a participação de alunos e professores da E. E. Raimunda dos Passos Santos. Clique nas fotos para vê-las por inteiro.

2021

Atualização do projeto

Atualmente, o projeto encontra em uma fase de evolução tecnológica, a fim de incorporar no aplicativo novas funcionalidades. Veja abaixo algumas fotos da forma atual do aplicativo. Clique nas fotos para vê-las por inteiro.

Aplicativo

O Aplicativo Lupa NH tem código aberto. Contribuições são bem-vindas!

Versão 1:

https://lupanh.labhacker.org.br/

https://github.com/wlimajr/lupaNH

Versão 2:

https://github.com/wellingtonp1/LupaNHAPI