Nós só podemos ver um pouco do futuro, mas o suficiente para perceber que há o que fazer. - Alan Turing
. .

O Projeto Lupa NH trouxe a proposta de construção de um aplicativo para mapear as condições de saneamento e infraestrutura do bairro Novo Horizonte, na zona norte da capital do estado do Amapá.

Por meio do aplicativo desenvolvido os moradores contribuem com informações sobre indicadores de quantas ruas não têm asfalto, contabilizar os locais com iluminação deficitária, onde não existe saneamento básico, etc. Todos os pontos podem ser visualizados em um mapa on-line.

A própria população tem ajudado a quantificar as deficiências de infraestrutura do bairro. A intenção e disponibilizar os números levantados pelo aplicativo em um sistema de visualização público.

O projeto Lupa NH surgiu a partir de um projeto de autoria do professor Walter Lima vencedor do edital de Bolsa PQ no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A abordagem do “Jornalismo Hiperlocal” vem sendo desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).