Integrantes do grupo de pesquisa Tecccog participam de eventos nacionais e internacionais

Neste primeiro semestre de 2015, os integrantes do grupo de ppesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog) participaram de eventos acadêmicos nacionais e internacionais, apresentando trabalhos com temas interligados aos eixos de pesquisa do grupo, que analisa a evolução das tecnologias digitais conectadas e seus impactos e aplicações no campo da Comunicação Social, com o objetivo de examinar a eficiência cognitiva de sistemas computacionais em função da representação da realidade apresentada nos atuais aparatos tecnológicos digitais.

trabalhos_tecccog

O líder do grupo e docente do Poscom, professor doutor Walter Teixeira Lima Junior esteve presente no evento International Conference “What is journalism: exploring the past, present, and future”, que aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de abril, na Universidade de Oregon, em Portland (EUA). No painel “Welcome to the Machine: Technology and Journalism”, o professor apresentou o paper elaborado em coautoria com o doutorando André Rosa, “The Use of Metadata to Enrich Information in Journalistic Databases Online”. A pesquisa versa sobre o desenvolvimento de novas ferramentas semânticas, baseadas na adoção de um vocabulário controlado, estruturadas por meio de metadados que façam a recuperação do conteúdo jornalístico inserido em um determinado banco de dados, de modo que essas informações não se percam no Data, tornando-se irrelevantes, mas que possam ser facilmente alcançadas por meio de algoritmos sofisticados.

Segundo o trabalho, a partir dessa iniciativa o jornalismo preencheria um papel importante nas iniciativas do Linked Data (base de dados interligados), que presume que através do uso de novas tecnologias, essas sejam capazes de auxiliar o aumento da eficiência do processo de integração entre as informações originalmente heterogêneas e a interoperabilidade (múltiplo uso em diversas plataformas) das informações estruturadas, ou seja, fazer uso da técnica de metadados para melhorar o conteúdo da informação jornalística por meio do aproveitamento das bases de dados na web.

Originário do mesmo projeto de pesquisa, outro artigo foi apresentado no 6° Simpósio Internacional de Ciberjornalismo: “Interoperabilidade da informação jornalística em bases de dados: considerações sobre a adoção de metadados”. Também produzido em coautoria com o pesquisador André Rosa, o artigo possui enfoque diferente do apresentado nos Estados Unidos, que tinha como objetivo o uso da técnica de metadados para enriquecer a informação jornalística através de banco de dados. O paper apresentado no evento internacional realizado no Brasil, discorreu sobre a força que a interoperabilidade entre bancos de dados, através das técnicas de metadados, pode produzir sistemas de suporte à decisão dos jornalistas. O evento foi realizado entre os dias 1 e 3 de junho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

Neste mesmo evento, a pós-doutoranda no Poscom, Alessandra de Falco, apresentou trabalho “Referências sobre Ensino de Ciberjornalismo no Brasil” elaborado em co-autoria com professor Walter Lima, que também é seu supervisor no pós-doutorado. O trabalho apresenta um panorama das referências bibliográficas brasileiras que abordam o tema “Ensino de Ciberjornalismo” publicadas nos últimos cinco anos e, a partir da análise dos assuntos abordados e seus autores, é exposta uma sistematização das características do Ensino de Ciberjornalismo no Brasil, revelando experiências e recursos em uso.

Ainda durante a realização do 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, outro integrante do Tecccog e recém mestre pela Metodista, Eduardo Fernando Uliana Barboza, apresentou o artigo “As possibilidades interativas do HTML5 no jornalismo online”, que propõe a discussão sobre a utilização do HTML5 na produção de conteúdo jornalístico multimídia, assim como as possibilidades interativas que este tipo de linguagem de programação pode oferecer para o jornalismo online.

Eduardo Uliana também participou de outro evento realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande – o XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, realizado entre os dias 4 e 6 de junho.

Nesse evento, Uliana apresentou o artigo “A notícia online sobre meio ambiente: uma análise em sites mato-grossenses”, elaborado em coautoria com Ana Carolina de Araújo Silva. O trabalho traz os resultados de uma pesquisa que mapeou notícias sobre o meio ambiente em quatro dos principais sites de notícia do estado de Mato Grosso, com o objetivo de entender como a questão ambiental está presente no jornalismo online desse estado, quais as principais características do jornalismo online que estão presentes em matérias com este tema e qual a importância do jornalismo ambiental nos sites analisados.

Ainda nas imediações do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, a doutoranda da Metodista, Alexandra Fante Nishiyama, orientanda do professor Walter Lima, também apresentou a pesquisa “A produção da notícia e o interlocutor: as sete características do webjornalismo”, que discute como as características do webjornalismo pontuadas por João Canavilhas marcam a diferença entre o jornalismo tradicional e digital e de que forma alteram o papel do jornalista, a produção diária e o consumo da notícia.

Além de apresentar trabalho, Nishiyama também ministrou o minicurso “Assessoria de comunicação na política”, oferecido durante o XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, e integrou a coordenação da DT de jornalismo do evento.

A doutoranda em comunicação social também esteve presente no XIV Congresso Internacional Ibercom que aconteceu na Universidade de São Paulo, de 29 de março a 02 de abril. Alexandra apresentou o artigo produzido em coautoria com o professor Walter Lima, “Geolocalização, dispositivos móveis e novas narrativas jornalísticas” na Divisão Temática Ibercom – Estudos de Jornalismo. O trabalho analisa os efeitos e características do jornalismo móvel e explora como esse gênero está transformando o padrão do jornalismo tradicional e permitindo a construção de novas narrativas jornalísticas.

Além de sediar o XIV Congresso Internacional Ibercom, a Universidade de São Paulo também foi palco de outra cerimônia – o I Congresso Internacional de Novas Narrativas, realizado nos dias 11 e 12 de junho. Cido Coelho e Eduardo Faustino, membros do grupo de pesquisa Tecccog, participaram desse evento.

Cido apresentou dois trabalhos no Congresso de Novas Narrativas: “Social Media Pulse e Big Data: narrativas jornalísticas emergentes com auxílio de dados, gamificação e localização” e “Games: da comunicação off-line a comunidade online”. No primeiro artigo, Coelho analisa produtos comunicacionais emergentes, como Waze e outras ferramentas que pulsam dados em tempo real, como Twitter e Facebook, a fim de identificar as contribuições dessas tecnologias para a construção de narrativas jornalísticas, demonstrando as diferenças entre narrativas consolidadas no jornalismo e a narrativas emergentes de tecnologias estruturadas em base de dados.

No segundo artigo, Cido apresenta a transição dos videogames do ambiente off-line, para as redes online que propagam conteúdo, informação e entretenimento para milhares de pessoas no planeta, com o objetivo de mostrar o videogame como uma rede social e explorar qual é sua dinâmica como meio de comunicação.

Dentro da mesma temática abordada por Cido Coelho, “Novas narrativas e cultura digital”, Eduardo Faustino de Souza, mestrando do Poscom, também apresentou trabalho no Congresso Internacional de Novas Narrativas.

O artigo “Estratégias Transmídia para Plataformas Mobile”, elaborado pelo mestrando em coautoria com o professor Walter Lima, analisa o caso da campanha da Fanta (Coca-Cola Company) intitulada “Saving the Source” (Salvando a Fonte). O paper versa sobre a ação de transmídia storytelling que permitiu as crianças jogarem através de plataformas digitais móveis, realizando interações, através de jogos com tecnologias como HTML e até PDF`s, com impacto de mais de 167 milhões de adolescentes ao redor do mundo. Assim, Saving the Source se tornou uma grande peça inovadora de impacto envolvendo estratégias transmídia storytelling. O objetivo da pesquisa apresentada foi traçar um panorama sobre as estratégias de comunicação usadas pela Fanta e verificar os resultados alcançados.

Ainda dentro das atividades do grupo de pesquisa, no dia 16 de junho aconteceu a primeira edição do Encontro Temático do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Temacog), que discutiu o futuro do problema mente-corpo e temas como a crise ecológica, o trans-humanismo e a revolução da neurociência, finalizando assim, os eventos do grupo programados para o 1° semestre de 2015.

(Colaborou Agência de Divulgação Científica da UMESP)

Leave a Reply