Palestra “Cognição, comunicação, informação e tecnologia: tendência sob uma ótica humana”

A palestra “Cognição, comunicação, informação e tecnologia: tendência sob uma ótica humana”, com o professor João Eduardo Kogler, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), teve como principais temas as tecnologias atuais e futuras; os novos equipamentos utilizados e os que surgirão e a sua incorporação no dia a dia dos seres humanos e a comunicação entre o ser humano e as tecnologias e as formas em uso destas.

A palestra aconteceu no dia 20 de novembro de 2012, no Anfiteatro da Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), sendo promovida pela Linha de Pesquisa Inovações Tecnológicas na Comunicação Contemporânea, da Pós-Graduação em Comunicação Social.

Em quase duas horas, o professor Kogler, doutor em visão computacional e mestre em engenharia biomédica, pela Poli/USP, explicou a diferença de pesquisa entre as ciências exatas e as ciências humanas; o que é a visão computacional; citou um pequeno histórico da ciência cognitiva e afirmou que haverá a incorporação do computador nos objetos do dia a dia, o que é conhecido como computação ubíqua ou pervasiva.

Perguntado sobre o que achou da palestra que tinha realizado, Kogler comentou que “foi uma oportunidade interessante de se fazer essas considerações [sobre os assuntos tratados]. Foi bom para mim também para consolidar um pouco sobre o que penso sobre isso e eu aprendi, também, um pouco aqui sobre certos pontos de vista da Comunicação.”

 

Por Roberto Bueno

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *