Primeiro Temacog de 2015 discute o futuro do problema mente-corpo

A filosofia da mente é um tema de estudo que desperta fascínio a partir de questões do gênero “como a mente humana emerge do sistema nervoso?”. O problema mente-corpo e suas explicações possíveis abrem caminho para diálogos com áreas do conhecimento distintas – como a neurociência, a psicologia e outras ciências cognitivas.

Longe de compreender o funcionamento da mente e sua relação com a natureza humana, a primeira edição do Encontro Temático do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Temacog) de 2015 vai apresentar o futuro do problema mente-corpo, com o professor Osvaldo Frota Pessoa Jr. A palestra será no dia 16 de junho de 2015, terça-feira, a partir das 14 horas.

Esboçando uma “história do futuro”, Pessoa Jr. vai examinar três grandes tendências dos próximos quarenta anos: crise ecológica, trans-humanismo e revolução da neurociência. Focando especialmente na última, o Temacog vai explorar alguns experimentos mentais para tentar imaginar como poderá ser o futuro do problema mente-corpo.

Osvaldo Frota Pessoa Jr. é graduado em Física e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Física Experimental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em História e Filosofia da Ciência pela Indiana University. Atualmente é professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP.

TEMACOG: O futuro do problema mente-corpo
Prof. Osvaldo Frota Pessoa Junior
Data e horário: 16 de junho de 2015, terça-feira, das 14h as 18h.
Local: Universidade Metodista de São Paulo
Edifício Capa, 4º andar, sala 406

Leave a Reply