05/08/2014

Publicações

Conheça a produção desenvolvida pelos membros do grupo:

Brazilian Journal of Communication, Technology, and Cognitive Science

A proposta da revista científica do TECCCOG é seguir e compreender os caminhos percorridos pela evolução tecnológica no campo da comunicação social, construindo instrumentos teóricos e metodológicos nas pesquisas da área. Também pretende se adaptar a instrumentos de verificação desenvolvidos em outros campos do conhecimento – em particular, as ciências cognitivas.

Notícias sobre a revista científica do Tecccog

Acesse a última edição da revista

Ao longo de sua trajetória, o Grupo Tecccog e seu antecessor (Teccred) procura reunir seu conhecimento produzido e sistematizado por meio de livros digitais, disponibilizados gratuitamente para download.

OLHARES DA REDE

O primeiro produto produzido neste formato, em 2009, foi o e-book Olhares da Rede, organizado por alunos do programa de mestrado das Faculdades Casper Líbero e sintetizando o pensamento de cinco autores: Douglas Rushkoff, Lawrence Lessig, Yochai Benkler, Henry Jenkins e Manuel Castells.

COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E CULTURA DA REDE

Dois anos mais tarde, foi lançado o primeiro e-book com artigos produzidos por seus membros, sintetizando os trabalhos de pesquisa e o momento do grupo. Em Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede, os nove textos foram divididos em três áreas temáticas: jornalismo, colaboração e narrativa visual; relação tecnológica entre humanos e sistemas computacionais; regulação e desafios tecnológicos. Um debate aberto com os autores sobre os temas do livro marcou seu lançamento.

Leia mais sobre o e-book Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede

TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E CIÊNCIA COGNITIVA

Em 2014, um novo e-book, o primeiro com a denominação atual do grupo, foi lançado. Novamente sob a organização do prof. Walter Lima ao lado de Murilo Bansi Machado, o trabalho segue o modelo do livro anterior ao reunir o pensamento dos membros, pontuando tanto a evolução dos trabalhos de pesquisa quanto o amadurecimento das reflexões entre comunicação e tecnologias digitais.

Leia mais sobre o e-book Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *