Quem somos

O foco científico do grupo de pesquisa contempla a complexidade das relações entre ciência e tecnologia e os seus impactos cognitivos no ser humano e na sociedade. A proposta é acompanhar e compreender cientificamente os caminhos trilhados pela evolução tecnológica no campo da Comunicação Social, construindo ferramentais teórico-metodológicos nas pesquisas na área, se adaptando também aos instrumentos de verificação desenvolvidos em outras áreas do conhecimento – em especial, na Ciência Cognitiva, sendo uma área de profunda investigação científica, de ação e métodos transdisciplinares, para avançar na compreensão de como as informações são absorvidas, transmitidas e processadas pelo sistema sensorial e pelo conjunto mente/cérebro do ser humano.

Produz pesquisa básica (pura) e aplicada nas áreas da captação, análise, relacionamento, distribuição de dados e informações estruturadas, apresentados em visualizações multimídia e novas formas de narrativas por intermédio de plataformas digitais. Estuda interfaces digitais; processos de interação humana e interatividade; sistemas computacionais de recomendação, de avaliação e de reputação; redes sociais conectadas e mídia digital. Cruza de forma transdisciplinar áreas do conhecimento humano no que tange à Comunicação, à Tecnologia e à Ciência Cognitiva, com o objetivo de examinar a eficiência cognitiva de sistemas computacionais em função da representação da realidade apresentada nos atuais aparatos tecnológicos digitais.

Tem como missão ocupar e demarcar, de forma consistente epistemologicamente e na produção de tecnologias, lugar na pesquisa em Comunicação Social, a partir de conexões interdisciplinares com Ciência Cognitiva, Filosofia da Tecnologia e da Informação.

Leave a Reply