o grupo
O foco científico do grupo de pesquisa contempla a complexidade das relações entre ciência e tecnologia e os seus impactos cognitivos no ser humano e na sociedade. A proposta é acompanhar e compreender cientificamente os caminhos trilhados pela evolução tecnológica no campo da Comunicação Social, construindo ferramentais teórico-metodológicos nas pesquisas na área, se adaptando também aos instrumentos de verificação desenvolvidos em outras áreas do conhecimento – em especial, na Ciência Cognitiva, sendo uma área de profunda investigação científica, de ação e métodos transdisciplinares, para avançar na compreensão de como as informações são absorvidas, transmitidas e processadas pelo sistema sensorial e pelo conjunto mente/cérebro do ser humano.
Produz pesquisa básica (pura) e aplicada nas áreas da captação, análise, relacionamento, distribuição de dados e informações estruturadas, apresentados em visualizações multimídia e novas formas de narrativas por intermédio de plataformas digitais. Estuda interfaces digitais; processos de interação humana e interatividade; sistemas computacionais de recomendação, de avaliação e de reputação; redes sociais conectadas e mídia digital. Cruza de forma transdisciplinar áreas do conhecimento humano no que tange à Comunicação, à Tecnologia e à Ciência Cognitiva, com o objetivo de examinar a eficiência cognitiva de sistemas computacionais em função da representação da realidade apresentada nos atuais aparatos tecnológicos digitais.
O TECCCOG tem como missão ocupar e demarcar, de forma consistente epistemologicamente e na produção de tecnologias, lugar na pesquisa em Comunicação Social, a partir de conexões interdisciplinares com Ciência Cognitiva, Filosofia da Tecnologia e da Informação.
Vinculado à Universidade Federal do Pará (saiba mais), o TECCCOG já acumula uma trajetória importante no campo da comunicação e tecnologia. Desde seus primeiros passos, na Faculdade Cásper Líbero, e seu crescimento na Universidade Metodista de São Paulo, o espírito do grupo segue pautado pelo caráter cooperativo de seus integrantes e seu forte caráter científico. Isso pode ser constatado a partir de sua evolução e crescimento ao longo dos últimos anos.
-
Do Teccred ao Teccog: uma linha do tempo
1º de dezembro de 2006Vinculado à Universidade Federal do Amapá, o Tecccog já acumula uma trajetória importante no campo da comunicação e tecnologia. Desde seus primeiros passos, na Faculdade Cásper Líbero, e seu crescimento na Universidade Metodista de São Paulo, o espírito do grupo segue pautado pelo caráter cooperativo de seus integrantes e seu forte caráter científico. Isso pode ser constatado a partir de sua evolução e crescimento ao longo dos últimos anos.
-
A primeira atividade do grupo
12 de dezembro de 2006A primeira atividade do Grupo, promovida pelos líderes Sérgio Amadeu e Walter Lima, ocorreu em 12 de dezembro daquele ano, às 17h, na sala Citibank da Faculdade Cásper Líbero. O encontro, que contou com a presença de alguns pesquisadores. discutiu os objetivos do Grupo, batizado Comunicação, Tecnologia e Cultura da Rede (Teccred) e suas atividades no ano seguinte.
-
Definições embrionárias
20 de março de 2007As reuniões do Grupo, concentradas no primeiro semestre, foram importantes para definições embrionárias: ementa, palavras-chave e vetores que definiriam os métodos de trabalho, incluindo realização de eventos e palestras, formatação de projetos temáticos e pesquisa por editais de fomento.
-
O primeiro e-book
20 de maio de 2008Após praticamente um ano sem encontros periódicos, as atividades do Grupo (incluindo discussão de leituras e palestras) foram retomadas no segundo semestre daquele ano. Ainda sob a coordenação de Sérgio Amadeu, alunos ligados ao Grupo lançaram seu primeiro e-book: Olhares da Rede, sintetizando o pensamento de cinco autores relacionados ao universo das redes digitais.
-
Rede JorTec
9 de janeiro de 2009O ano começou com a formalização da rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e tecnologias digitais da SBPjor – a Rede JorTec, constituída por grupos e pesquisadores de 28 instituições brasileiras. A atuação do Grupo de Pesquisa foi fundamental para abrir este caminho, com o intuito de criar uma nova cultura dentro do campo da comunicação. O Tendências Conectadas se consolida como evento permanente do grupo, com sua terceira edição realizada em 6 de junho. Uma proposta relacionada a educação pública, que seria construída a partir de um portal colaborativo, foi esboçada pelo Grupo. A intenção seria cruzar dados e produzir um relatório a ser apresentado à sociedade meses antes da eleição municipal de 2012. Outra iniciativa chegou a ser discutida: as possibilidades temáticas para elaboração de uma proposta de projeto com os pesquisadores do Institute of Network Cultures, da Holanda.
-
O ano do NEOfluxo
15 de setembro de 2010Repleto de atividades intensas, o ano foi marcado pela aprovação pelo CNPq e execução do Projeto Temático “Observatório da Mídia Social Conectada – Eleição Presidencial Brasileira de 2010”, rebatizado Neofluxo. O Teccred tornou-se o primeiro grupo de pesquisa da Casper Líbero a ter um projeto de pesquisa financiado. O ano foi marcado ainda pela realização do último Tendências Conectadas, em junho, bem como a organização do I Seminário Internacional de Jornalismo Online, em maio, e o I Science‘n Fiction, seminário sobre ficção científica e ciência, em outubro. Também foi esboçado o projeto temático relacionado a TV Social, relacionando conhecimentos à mídia social conectada e IPTV.
-
Novas estratégias e possibilidades
9 de dezembro de 2011Em 9 de dezembro, o grupo realizou sua última reunião na Casper Líbero antes da mudança para a Metodista. Não foi apenas o anúncio da mudança de nome: novas estratégias e possibilidades mais abrangentes foram apresentadas. No último ano do Teccred, destaque para o e-book “Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede”, lançado tanto virtualmente quanto num encontro presencial com seus autores em outubro. O projeto Neofluxo também entrou em sua reta final: para a etapa de mineração de dados, o grupo realizou um curso sobre o tema, pautado por uma atividade prática em bancos de dados MySQL. Foram desenvolvidos ainda os projetos sobre Sistemas de Revância e Informação Hiperlocal, bem como o WebSocial TV.
-
Mudança de casa
10 de dezembro de 2012Com a mudança de casa, os projetos Informação Hiperlocal e WebSocial TV também foram transferidos para o novo Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva – Tecccog. Além da formatação dos projetos, somado à produção do relatório final do Neofluxo, o grupo tratou de promover sua integração à linha de pesquisa Inovações Tecnológicas na Comunicação Contemporânea, apoiando palestras relevantes e promovendo outros dois encontros: um sobre a conexão entre cognição e tecnologia, com o professor da Poli/USP João Eduardo Kogler, e outra com Capi Etheriel, sobre dados e software livre.
-
O primeiro seminário
January 19th, 2013Para consolidar o amadurecimento científico e a filosofia do grupo, o Tecccog promoveu o seu primeiro Seminário em março, trazendo reflexões em conjunto entre pesquisadores e seus objetos de pesquisa. O evento contou ainda com o jornalista professor da USP Vinícius Romanini, que falou ao público sobre transdisciplinaridade.
-
Primeiro EITCCC
04 de setembro de 2014Além da realização do I Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (EITCCC) em maio, o grupo marcou presença em debates pertinentes com o lançamento de dois e-books: “Projeto Neofluxo: atuação eleitoral do Astroturfing no fluxo informativo na Web”, pioneiro na análise do uso de redes sociais em campanhas eleitorais, e “Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva”, com artigos que refletem o pensamento dos membros do grupo.
-
Segundo EITCCC
3 de março de 2015O ano terminou com o último evento realizado na Universidade Metodista: o segundo EITCCC. Também neste ano, o grupo conduziu novas edições do Encontro Temático do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Temacog). Por fim, a Revista Brazilian Journal Technology, Communication, and Cognitive Science, publicada pelo grupo, foi incluída no sistema de classificação Qualis, no estrato B4.
projetos
Conexões interdisciplinares com Ciência Cognitiva, Filosofia da Tecnologia e da Informação.
Projeto Lupa NH
Cidadania aos moradores do Bairro Novo Horizonte, através de tecnologias digitais conectadas móveis.
Projeto NEOFluxo
Atuação eleitoral do astroturfing no fluxo informativo na Web.
Reuniões de planejamento
Reuniões executivas e de planejamento realizadas com periodicidade mensal.