Nós só podemos ver um pouco do futuro, mas o suficiente para perceber que há o que fazer. - Alan Turing
. .

Lógica de Programação: O que é e Por que é Importante?

Em Schank (1999) são encontradas várias ferramentas (Creanimate, Dustin, Yello, entre outras) de apoio à verificação da lógica nos programas de computação. Essas ferramentas são voltadas não somente para estudantes e universitários, mas também para crianças nos primeiros anos de escola. Um desses trabalhos é Tagliari (1996), onde é desenvolvido o protótipo de um software para o auxílio ao aprendizado de algoritmos. Esta é uma ferramenta que se propõe a permitir a visualização e o funcionamento de algoritmos pré-definidos de maneira mais palpável do que o teste de mesa normalmente utilizado pelos professores. Tradicionalmente a Lógica tem sido estudada para orientações filosóficas e matemáticas.

A lógica de programação pode ser uma habilidade que se desenvolve com o tempo e a prática. Por isso, quanto mais uma pessoa treinar e se dedicar, mais confiante e habilidosa se tornará na resolução de problemas. Ao longo de toda a história, a educação sempre foi importante para o desenvolvimento humano, a principal forma de aprendizado era através de pessoa para pessoa. Atualmente, com a era da informação, a principal maneira de se obter conhecimento é através dos softwares, que são desenvolvidos por programadores usando a lógica de programação. Se você vai aprender uma linguagem de programação, você precisa entender a sintaxe dela. Por exemplo, em qual ordem os comandos devem ser adicionados para a ação fazer sentido?

Algoritmos

É como se fosse um passo antes de realizar esse processo, logo, o pseudocódigo facilita a construção do código em si posteriormente. No entanto, os computadores não são capazes de coletar informações e aprender por conta própria. Por exemplo, o computador, sem a ajuda de ninguém, não será capaz de olhar para o céu e detectar se há ou não nuvens.

A tarefa de desenvolvimento de algoritmos está intimamente relacionada com as habilidades de resolver problemas e descrever processos de resolução de problemas. Essas habilidades colocam em funcionamento atividades cognitivas conceituais, de raciocínio, compreensão e representação. A competência para resolver problemas vai muito além da capacidade de buscar soluções em um repertório de soluções pré-definido. Essas observações são indícios de dificuldades com a resolução de problemas em si, com o entendimento do problema e o delineamento dos passos para resolvê-lo. Entender a lógica de programação é fundamental para que se possa não só aprender uma linguagem de programação, mas também para que se possa criar algoritmos eficientes e eficazes.

Linguagens de Programação: o que são, seus tipos, quais as mais usadas e como aprender

A famosa receita de pudim pode ser considerada um algoritmo, já que ela segue uma sequência lógica de etapas para alcançar um objetivo. Segundo o Oxford Languages, algoritmo é “conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas”. Para que você não fique tão perdido na hora de começar a estudar sobre curso de cientista de dados, é só continuar a leitura deste artigo!

Permitimos uma jornada de aprendizagem individual, voltada à prática e altamente conectada com o ecossistema de inovação. E o mais importante, temos um olhar humano para o desenvolvimento do aluno ou aluna, empoderando-as para o futuro. Quando o programador atinge um nível de conhecimento que o permite atuar no mercado, ele também precisa se atualizar constantemente nas novidades da área e nas possibilidades que as linguagens oferecem.

Lógica de Programação

Na computação, ela é utilizada para representar problemas e para obter suas soluções. Sua origem vem de Aristóteles (filósofo grego a.C) que sistematizou os conhecimentos existentes, elevando-os https://tudorondonia.com/noticias/desmistificando-a-ciencia-de-dados-o-que-esperar-dos-9-meses-de-bootcamp-intensivo-da-tripleten,119485.shtml à categoria de ciência. Em sua obra chamada Organum (“ferramenta para o correto pensar”), estabeleceu princípios tão gerais e tão sólidos que até hoje são considerados válidos.

  • Se você estiver realizando um curso ou uma formação em programação, procure colocar a mão na massa ao ter uma aula ou tutoria.
  • Aprender esses conceitos é fundamental para entender como funciona a programação e como se pode criar programas.
  • Porém, a teoria solidifica a base necessária para que a prática possa acontecer.
  • Pilhas e filas são estruturas de dados especializadas que controlam a ordem de acesso aos elementos.
  • Além delas serem abordagens específicas para a organização do código, também são caminhos variados em que o programador pode seguir para a resolução de problemas.
Deixe um comentário

Your email address will not be published.